O programa de compliance é formado por um conjunto de medidas adotadas por uma empresa para garantir o cumprimento de leis, regulamentos e normas aplicáveis à sua atividade (normativo externo), bem como a promoção de uma cultura ética e responsável em sua operação (normativo interno).
O objetivo do compliance é mitigar riscos legais, reputacionais e operacionais, promover a confiança dos stakeholders e proteger a sustentabilidade do negócio.
Muito inspirado na Lei Anticorrupção, a CGU define o programa de integridade uma ferramenta de governança que tem como objetivo assegurar que dirigentes, servidores e demais colaboradores do Órgão atuem segundo os valores, princípios éticos e padrões para cumprimento de sua missão, dentro dos limites da legalidade, da eficiência e da moralidade administrativa
O programa de compliance e integridade são vistos como complementares.
No modelo de adequação da 9Stone todos os requisitos para a adequação de um programa de compliance ou integridade serão implementados na sua empresa.
Você certamente ouviu falar em ESG nos últimos anos. ESG é a sigla em inglês para Environmental, Social and Governance que pode ser traduzido para o português como Ambiental, Social e Governança. O futuro das empresas passará pelo seu nível de preocupação com essas 3 áreas.
A 9Stone está pronta para ajudar a sua empresa na jornada de obtenção de selos e certificados ESG, nacionais e internacionais.
O programa de Compliance e um programa visando a adequação ESG devem ser integrados e suplementares.
Na 9Stone a sua empresa receberá um programa personalizado e focado na área de maior necessidade.
A 9Stone possui uma metodologia própria para implementação dos programas de privacidade, sempre moldados para a realidade de cada empresa. Chamamos nossa metodologia de integridade criativa.
Nosso método facilitará a implementação do programa, onde a empresa determinará o normativo, objetivos, ferramentas adequadas, comportamentos éticos esperados e, dentro dessas possibilidades, o colaborador terá poder de decisão sobre situações cotidianas, além de ser ouvido no desenvolvimento das atividades.
De acordo com nossa experiência, essa liberdade dada ao colaborador, norteada pelos valores empresariais, faz com que o programa de compliance sofra menos resistência na sua implementação, integrando a equipe e terceiros, fazendo com que todos sintam que acrescentaram na construção do programa de compliance.