Existem diversos benefícios para uma empresa realizar investigações internas, incluindo:
Proteção da integridade da empresa: Investigar suspeitas de conduta inadequada ajuda a proteger a imagem e a integridade da empresa, prevenindo danos futuros.
Prevenção de perdas financeiras: Investigando atividades fraudulentas ou ilegais, a empresa pode recuperar perdas financeiras e evitar danos futuros.
Fortalecimento da cultura ética: As investigações internas podem ajudar a estabelecer e manter altos padrões éticos e de integridade, melhorando a cultura da empresa.
Identificação de problemas: As investigações internas podem identificar problemas subjacentes e tendências negativas antes que causem danos significativos.
Conformidade regulatória: Algumas investigações internas são obrigatórias para cumprir regulamentos e leis, ajudando a empresa a se manter em conformidade.
1 - Recebimento e Avaliação Inicial da Denúncia: O primeiro passo do processo investigativo é a analise prévia da denúncia para buscar coerência fática e circunstancial. Nessa etapa também é identificada qual possível violação ou má-conduta centro da denúncia.
2 - Planejamento da Apuração da Denúncia: O planejamento é umas das etapas mais importantes. Nesse momento é identificado o perfil do denunciado, envolvidos, possíveis conflitos de interesse, evidências apresentadas, provas que precisarão ser produzidas, entre outros itens que ajudarão a elucidar o caso objeto da denúncia. Especialmente nessa etapa são definidas as áreas que serão envolvidas na apuração.
3 - Coleta de Subsídios Prévios: Nesse momento equipe irá identificar quais elementos prévio precisarão ser analisados antes do início do trabalho de campo, como por exemplo: políticas da empresa, treinamentos realizados, imagens de câmeras, formulários de controles de acesso, histórico dos envolvidos, entre outros elementos que podem ser fornecidos pela própria empresa.
4 - Apuração de Campo: Nessa fase a equipe de investigação busca ativamente provas que possam ajudar na elucidação da denúncia. São realizadas buscas de documentos, entrevistas de pessoas, análise de e-mails, aplicativos de mensagens, análise de ambiente físico, entre outras medidas que se fizerem necessárias. Nesse momento pode surgir a necessidade de demandas adicionais.
5 - Relatório Final: Ao final da apuração é elaborado um relatório detalhado de tudo que foi investigado, com análise das provas, dos depoimentos, riscos envolvidos de privacidade, fiscais, legais, trabalhistas, entre outros, indicando medidas corretivas necessárias para que a área responsável possa tomar a decisão final.